Um novo estudo sugere que o vinho branco pode ser tão bom para o coração quanto o vinho tinto. Até agora, pesquisas haviam sugerido que os benefícios para o coração originados das uvas, derivam dos compostos antioxidantes, encontrados primariamente em suas cascas. Estes compostos são chamados anticianinas e contribuem para a cor vermelha da fruta. Ao preparar os vinhos tintos, as cascas da uva são esmagadas junto com a polpa. Mas as cascas são separadas e removidas rapidamente durante o processo de preparação da maioria dos vinhos brancos.
Isso conduziu à opinião habitual de que o vinho tinto, que contêm mais destes compostos, é responsável pelos efeitos benéficos da bebida na prevenção das doenças cardíacas.
Segundo um novo estudo, publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, evidências recentes sugerem que a polpa das uvas parece ser tão boa para o coração quanto a casca, graças a outros tipos de antioxidantes presentes na polpa. Na pesquisa, foi comparado o efeito de alimentar a camundongos de laboratório com água contendo extrato de polpa de uva, ou extrato de casca de uva por 30 dias.
Nos resultados obtidos, os investigadores disseram que o extrato da casca da uva continha níveis elevados das anticianinas (elemento antioxidante da classe dos polifenóis). O extrato da polpa não continha anticianinas, mas era rico em outros tipos de polifenóis.
Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry