faq
01/09/2006
Arritmias cardíacas

O ritmo cardíaco é automático e se ajusta de acordo com a atividade que está sendo praticada. Por exemplo, em repouso, os batimentos são mais lentos; durante uma corrida, o coração bate mais rapidamente. Em condições normais, a freqüência do coração varia de 60 a 100 vezes por minuto, mas quando esse ritmo sai do normal a pessoa pode estar sofrendo uma arritmia, problema causado por doença adquirida ou congênita. Apesar de não ser uma doença nova, a incidência da arritmia cardíaca tem aumentado por conta de problemas como estresse e enfartes. As novas tecnologias permitem que o problema seja cada vez mais diagnosticado, o que exige atualizações freqüentes dos profissionais de Medicina.

Uma dessas oportunidades para que os médicos fiquem em dia em relação às arritmias cardíacas, acontece no próximo sábado (2), a partir das 8h30, no Bristol Center Flat (rua José Pinto de Almeida, 877, Centro), durante o 4º Simpósio do Instituto de Cardiologia e Pneumologia Dairo Bicudo Piai - 1º sobre Arritmias Cardíacas, de Piracicaba. As inscrições são gratuitas e a participação contará pontos para a revalidação do título de especialista.

Durante o simpósio, serão apresentadas novas formas de diagnóstico, tratamento e alternativas para a doença. As inscrições podem ser feitas no local, das 8h30 às 9 horas, antes do início das palestras.

Na programação, o médico José Pimenta, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, falará sobre "Bradiarritmias". Na seqüência, "Taquiarritmias, supraventriculares e ventriculares, diagnóstico diferencial e tratamento" será o tema da palestra com o médico assistente da unidade de arritmias e marcapasso do Incor (Instituto do Coração) Francisco Darrieux. Após às 11 horas, o eletrofisiologista Raul Sartini abordará o tema "Síncope - Investigação Diagnóstica".

Antes do encerramento, os participantes terão uma aula interativa de arritmia com telecomando de votação eletrônica, oferecida pelos médicos do Instituto de Cardiologia e Pneumologia de Piracicaba. O evento é reconhecido pela Sociedade de Cardiologistas do Estado de São Paulo.

Arritmias

Segundo o cardiologista Dairo Bicudo Piai, as arritmias cardíacas podem ocorrer de duas formas. A bradicardia, quando a freqüência cardíaca diminui a menos de 60 vezes por minuto; e a taquicardia, causada por freqüência cardíaca elevada, quando o coração bate mais de 100 vezes por minuto. Um dos principais sintomas dessas duas formas de arritmias são as síncopes (desmaios), um dos temas abordados durante o simpósio deste sábado.

Em alguns casos, é preciso realizar um estudo eletrofisiológico para determinar o lugar exato onde a arritmia está ocorrendo. "Em casos mais graves, como nas arritmias malignas, há perigo de morte súbita, mas o problema pode ser resolvido com a implantação de marcapasso interno automático. Toda essa alta tecnologia no tratamento de arritmias já existe em Piracicaba", disse o médico e organizador do evento.

Ele afirma que até mesmo crianças podem ser afetadas pelas arritmias, por isso a importância dos pais darem atenção às queixas dos pequenos sobre sentir "batedeiras".

Fonte: Gazeta

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com