Velhice está deixando de ser sinônimo de doença. A melhora na expectativa de vida dos brasileiros é um fato. Hoje, quem tem 50 anos espera chegar aos 100 - e com boa saúde. Segundo o geriatra do Hospital VITA Curitiba, Edélsio Alves Júlio, "ao contrário do que se imagina, muitas doenças crônico-degenerativas, como a osteoporose, o diabetes e os distúrbios cardiovasculares, não são conseqüências inevitáveis da idade – e sim o resultado da combinação entre fatores genéticos e estilo de vida".
O médico afirma que uma alimentação correta e a prática de atividades físicas regulares são elementos importantes para garantir a longevidade. Além disso, é fundamental fazer exames preventivos na terceira idade. O check-up é a melhor forma de prevenção para doenças que não apresentam sintomas, mas que trazem grande risco à saúde.
Quando começar o check-up?
De acordo com o médico-nuclear da Quanta Medicina Nuclear e integrante do grupo de cardiologia do VITA Batel, João Vitola, não se deve esperar chegar aos 60 anos para fazer o primeiro check-up. “Recomenda-se consultar o médico a partir dos 45, no caso de homens, e 55 anos, no caso de mulheres, caso não tenha nenhum sinal ou sintoma preliminar de doença, nem histórico familiar que o encaixe num grupo de risco”, aconselha.
Vitola garante que cada caso exige uma atenção especial e que o julgamento médico é fundamental para atingir o equilíbrio entre “custo-benefício-risco” dos exames para o paciente. O médico alerta também que pessoas com um ou mais fatores de risco (como tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol (LDL) alto, diabetes, sedentarismo e estresse) devem procurar um médico para fazer o diagnóstico de doenças antes mesmo da manifestação dos primeiros sintomas.
Exames que seu médico pode pedir (para quem não possui fatores de risco ou sintomas)
População
Doença-alvo
Teste diagnóstico
Homens > 40 anos
Câncer de próstata
Dosagem sanguínea de PSA, toque retal e ultra-som
Homens e mulheres > 45 anos
Diabetes
Glicemia de jejum
Mulheres > 35 anos
Câncer de mama
Mamografia
Homens > 45 anos e mulheres > 55 anos
Obstrução dos vasos do coração
Exame de colesterol
Homens e mulheres > 40 anos
Hipertensão
Medir pressão arterial
Homens e mulheres > 40 anos
Arritmia cardíaca e infarto
Eletrocardiograma e teste ergométrico
Homens > 65 anos e mulheres após a menopausa
Osteoporose
Densitometria óssea
Homens e mulheres > 40 anos
Doenças renais
Uréia e creatinina
Homens e mulheres > 40
Alteração na visão
Avaliação oftalmológica
Fonte: Ministério da Saúde