Comer alguns pedaços de chocolate todos os dias tem os mesmos efeitos que a aspirina para reduzir a coagulação sanguínea e diminuir os riscos de bloqueio de artérias, responsável por várias crises cardíacas, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.
"O que os grandes amantes do chocolate nos mostraram é que a substância química contida na amêndoa do cacau (chamada flavonóide) tem um efeito bioquímico similar ao da aspirina para reduzir a aglutinação das plaquetas sanguíneas", explicou a Dra Diane Becker, professora da Escola de Medicina Johns Hopkins, principal autora da pesquisa apresentada na Conferência Anual da Associação Americana do Coração (American Heart Association), que acontece em Chicago (Illinois, norte).
A Dra Becker ressalta que seu estudo não deve ser visto com um estímulo para devorar quilos de guloseimas à base de chocolate, já que também contêm açúcar e manteiga.
Segundo ela, a Medicina pode, contudo, recomendar duas colheres de café diárias de chocolate na sua forma mais pura, feita de extratos secos de amêndoa de cacau.
Há pelo menos duas décadas, a Ciência já sabe que o chocolate, rico em flavonóides, reduz a pressão arterial e tem outros efeitos benéficos na circulação sanguínea.
Diferentemente das pesquisas anteriores, os resultados deste último estudo mostram que doses reduzidas de chocolate são suficientes para ter efeitos anticoagulantes, não sendo necessário consumir quilos para obter estes efeitos, destaca a especialista.
"Comer um pequeno pedaço de chocolate ou beber um chocolate quente dentro de um regime alimentar diário é, provavelmente, bom para a saúde desde que a gente não coma muito e, sobretudo, o chocolate misturado com manteiga e açúcar", adverte.
Fonte: A tarde On Line