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20/12/2006
Universidades ganham escala com EAD

Com a possibilidade de levar cursos superiores a cidades distantes, onde a demanda de alunos ainda é grande, e de olho no retorno financeiro que uma maior escala traz, universidades privadas ampliam cada vez mais os serviços de educação a distância.

No ano passado, pouco mais de 1,2 milhão de brasileiros estudaram através de sistemas de educação a distância. Em 2006 o total deve ultrapassar a marca de 1,5 milhão de estudantes. “Eu creio que vamos chegar a esse número”, diz Waldomiro Loyolla, diretor científico da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed).

Segundo Luciano Sathler, pró-reitor de Educação a Distância da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, os custos de implementação de um curso não presencial podem ser maiores que o tradicional, mas a possibilidade de uma escala maior traz benefícios à instituição.

“É bem maior [o custo de produção do curso]. Os professores recebem mais e ainda temos a despesa com os tutores”, diz. Apesar disso, ele afirma que a Metodista está investindo fortemente na área. “Temos a possibilidade de uma escala maior e com isso alcançamos camadas da sociedade que antes não tinham acesso ao ensino superior”, explica ele.

De acordo com Adriana Azevedo, assessora pedagógica da diretoria de Educação a Distância da Metodista, a universidade passou a oferecer seis cursos do tipo a pouco mais de setecentos matriculados em agosto desse ano.

Atualmente, a Metodista oferece oito cursos e mais de mil pessoas estão matriculadas. E a atividade deve se expandir anda mais no próximo ano. Segundo ela, a instituição possui atualmente nove pólos regionais de apoio presencial e deve iniciar 2007 com trinta. No final do próximo ano, a expectativa é ter cerca de cem. “É uma perspectiva otimista”, diz Adriana.

Unicoc
Em agosto desse ano, a Unicoc, universidade do Sistema COC de Ensino, passou a oferecer seis opções de cursos de graduação a distância: Ciências Contábeis, Turismo e Licenciaturas em Letras — Inglês e Espanhol —, Computação e Matemática.

Em setembro, a universidade recebeu autorização para a graduação em Administração e a expectativa é conseguir outras três — Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda — até o fim de 2007, conta Jefferson Fagundes, coordenador de Ensino a Distância da universidade. Segundo ele, cerca de 2,3 mil alunos cursam os cursos a distância na Unicoc, que além de graduação também oferece pós-graduação e no próximo ano terá também preparatório para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Com o vestibular de fim de ano vamos atingir a marca de 4 mil alunos e no segundo semestre de 2007 queremos ter 5 mil alunos matriculados nos cursos a distância”, diz Furtado.

Tecnologia
A tecnologia é grande aliada dos cursos não presenciais. Nos pólos parceiros da Unicoc, por exemplo, o aluno tem a possibilidade de, uma vez por semana, tirar suas dúvidas ao vivo com os professores que podem estar tanto em São Paulo como em Ribeirão Preto, sede da Universidade. Segundo Furtado, uma das grandes vantagens dos cursos a distância é o aparato tecnológico a serviço do aluno. “Nos pólos educacionais os estudantes têm acesso ao site da universidade e, conseqüentemente, indicações de livros, textos e filmes”, diz. Ainda segundo ele, os pólos educacionais possuem infra-estrutura similar à da Universidade em Ribeirão Preto. “Todos os pólos têm cantina, biblioteca, salas com ar condicionado e interatividade em tempo real, além de dois professores”, explica ele.

Na Metodista, de acordo com Adriana, a prioridade é realizar parcerias com as instituições metodistas espalhadas pelo Brasil. “Nós temos a prioridade de atender primeiro à demanda das próprias instituições”, diz ela, que acredita ser essencial integrar o pedagógico e o tecnolgógico sem desprezar o professor. “Apenas entraram alguns novos personagens, como os monitores”, diz.

Universidade pública
Em 2005, com o objetivo de universalizar o ensino superior, o MEC criou o projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desde então, o número de instituições de ensino superior públicas que oferecem esse tipo de alternativa cresceu significativamente.

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) implantou em agosto desse ano cinco cursos de graduação a distância. Denise Martins De Abreu e Lima, coordenara do UAB da Ufscar, afirma que a instituição oferece cerca de duas mil vagas do tipo. “Vamos avaliar e não descartamos a possibilidade de ampliar ainda mais o número de vagas”, afirma.

Segundo ela, a Ufscar procurou atender a um público que não pode sair da cidade para estudar. “A maioria dos cursos disponíveis no mercado é de licenciatura. Optamos por inovar e oferecemos bacharelados também”, afirma Denise.

Fonte: DCI

 




 

 

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