A equipe de cardiologia do Hospital Gregorio Marañón realizou o primeiro implante de células-tronco procedentes de gordura em um coração, para regenerar os vasos sanguíneos de um paciente e evitar uma angina, informou na segunda-feira o centro médico espanhol em um comunicado.
É a primeira vez que se realiza no mundo um procedimento cardíaco usando células-tronco adultas de gordura, completou o hospital.
A operação durou cinco horas e o paciente, de 72 anos, recebeu alta em dois dias.
Os cardiologistas extraíram, purificaram, selecionaram e implantaram 28 milhões de células para gerar vasos sanguíneos novos no paciente e assim melhorar o bombeamento de sangue em seu coração
As células, introduzidas no coração através de um catéter na artéria femoral, eram da gordura da região do abdômen do paciente e foram extraídas mediante uma liposucção por cirurgiões plásticos.
Os cirurgiões utilizaram uma máquina específica para separar a gordura das células mesenquimais, células-tronco que podem se transformar em diversos tecidos, purificá-las e limpá-las para introduzi-las no coração do paciente.
Este procedimento é mais rápido que outras técnicas com células-tronco, porque aquelas derivadas de gordura não têm que ser cultivadas durante três semanas.
A intervenção foi desenvolvida como parte de um estudo internacional que está sendo realizado em Houston, Estados Unidos, e que tem a colaboração do Hospital Gregorio Marañón.
Participaram da cirurgia o chefe de cardiologia do centro madrilenho, Francisco Fernández-Avilés, e o cardiologista gaúcho Emerson Perin.
Fonte: Reuters