Durante evento que será realizado pela primeira vez na capital paulista, renomados cardiologistas farão um raio-X do café, vinho, gorduras e outros alimentos constantemente relacionados a benefícios e/ou problemas cardíacos
Quando se fala em saúde do coração, logo vêm à tona mitos e verdades sobre inúmeros alimentos. Café, vinho tinto e os diferentes tipos de gordura são alguns dos itens freqüentemente estudados e que passam de vilões a mocinhos de uma hora para outra.
Este será um dos temas do XXVIII Congresso da SOCESP, que acontece de 28 a 30 de abril, no ITM Expo, na capital paulista. Grandes nomes da cardiologia brasileira estarão reunidos em torno do assunto, com o objetivo de atualizar os médicos de todo o país sobre o que realmente faz bem ou mal, e como cada alimento deve ser consumido de modo a tirar o máximo proveito de seus benefícios.
"Já está comprovado que países com hábito de consumir mais verduras, frutas e peixes, tendo reduzido teor de gordura animal, e que também ingerem diariamente uma média de dois copos de vinho tinto e usam azeite de oliva têm menor incidência de aterosclerose. Mesmo quando existe o problema, as chances de reincidência são menores do que em outros lugares com hábitos diferentes", afirma o dr. Luiz Antonio Machado César, um dos coordenadores da Comissão Científica do Congresso.
Os costumes alimentares citados pelo especialista referem-se à chamada dieta do Mediterrâneo, freqüentemente adotada por países próximos ao Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia, Espanha e França, entre outros.
O especialista também adianta outro ponto que merecerá destaque no evento: as frutas secas. "Nozes, avelãs, amendoim e castanha do Pará são exemplos de alimentos gordurosos, porém constituídos de uma gordura benéfica ao organismo, os ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados".
Da mesma forma que existem gorduras benéficas, os especialistas pretendem desmistificar o café, que pouco tempo atrás era considerado vilão. "O café descafeinado surgiu numa época em que o café era considerado maléfico para o coração. Hoje os dados não mostram isso. Não há evidências de que quem toma café possa ter problemas cardiovasculares por conta deste hábito. Por outro lado, quem toma café tem menos chances de desenvolver diabetes, e quem tem diabetes e toma café, tem menos chance de ter um infarto. Indiretamente, o café pode ser um grande aliado do coração".
Além desse debate que incluirá outros mitos e alimentos polêmicos, o XXVIII Congresso da SOCESP terá cerca de 120 atividades de interesse do cardiologista, todas altamente relevantes à prática diária da especialidade e da medicina. Estarão em pauta questões como controle de hipertensão e colesterol, infarto agudo do miocárdio, hábitos saudáveis, importância dos exercícios, entre outras. O leque de abrangência abarcará desde casos clínicos, de interesse do médico clínico geral e do cardiologista de consultório, até as situações de gravidade dentro dos hospitais.
"Estou convicto de que o Congresso 2007 não ficará devendo em nada aos anteriores tanto em qualidade científica como em infra-estrutura, conforto e segurança", garante o dr. Leopoldo Piegas. "Esperamos um crescimento de público em torno de 15% devido à excelência da programação".
Toda a grade científica do Congresso tem relação direta com a atenção aos pacientes. O painel Estado da Arte oferecerá, diariamente, na abertura do Congresso, revisões completas dos temas mais importantes da cardiologia com especialistas em cada um deles. Integra a programação conjunta dos Departamentos e da área médica, também abordando as vitaminas e as atividades físicas, por exemplo, sendo as mesas compostas de profissionais de medicina, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas e nutricionistas.
"Nesse espaço também trataremos das doenças coronarianas, intervenção em hemodinâmica e arritmias", adianta o outro coordenador da CC, dr. Antônio Carlos C. Carvalho.
Além das atividades conjuntas com os médicos, desenvolvidas no ITM Expo, palco central do Congresso, os Departamentos da SOCESP terão atividades específicas no Hotel Maksoud Plaza, no eixo da Avenida Paulista. A divisão foi necessária devido ao crescimento constante do número de congressistas, ano após ano. Assim, todos terão ambientes adequados para suas ações.
O Congresso, cadastrado na Comissão Nacional de Acreditação da AMB/CFM para a revalidação do título de especialista em cardiologia valendo 15 créditos, deve registrar recorde de público, superando em muito a marca da edição de 2006. De acordo com o dr. Bráulio Luna Filho, presidente da SOCESP, a mudança de local traz vantagens a todos: "Os recém-formados e os médicos mais jovens não arcarão com custos muito elevados, fator que certamente facilitará a participação. Simultaneamente, propiciaremos melhor acesso aos profissionais não-cardiologistas, mas que atuam diretamente ligados à especialidade".[14]
Programação completa e informações gerais em http://www.congressosocesp.com.br/2007/
XXVIII Congresso de Cardiologia
Data: de 28 a 30 de abril de 2007
Local: ITM-EXPO
Endereço: Av. Eng. Roberto Zuccolo, 555
Fonte: SEGS.com.br