Uma equipa médica britânica criou uma válvula cardíaca a partir de células estaminais, como parte de um projecto para produzir todo um coração humano, segundo uma notícia, publicada este fim-de-semana no diário londrino “The Guardian”.
Se os ensaios com animais previstos para este ano tiverem resultados positivos, essas válvulas de substituição poderão ser utilizadas dentro de três anos em transplantes em pacientes com doenças cardíacas.
A equipa de investigadores - dirigida por Sir Magdi Yacoub, professor de Cardiologia no Imperial College de Londres - cultivou no Harefield Hospital de Londres células estaminais extraídas da medula óssea para se diferenciarem e darem origem a tecido que funciona como uma válvula no coração humano.
Em declarações ao jornal, Yacoub refere que a perspectiva de criar um coração humano a partir de células estaminais não é utópica. "É um projecto ambicioso, mas não é impossível”. E acrescentou: "Se me perguntarem quando será isso possível, direi dez anos. Mas a experiência mostrou que os progressos permitem hoje avanços muito mais rápidos. Não ficaria surpreendido se isso acontecesse muito mais rapidamente do que se pensa".
Fonte: MNI-Médicos Na Internet