Já se conhecia o ensino a distância no Brasil quando o então IELF - atualmente LFG (Rede de ensino Professor Luiz Flávio Gomes) - implantou a primeira rede telepresencial da América do Sul no dia 29.01.03. Coube ao Professor Pablo Stolze proferir a aula inaugural do sistema para diversas cidades do nosso País, oportunidade em que falou sobre a reforma do Código Civil que acabava de entrar em vigor.
O pioneirismo da rede LFG se deu em face da metodologia utilizada, com aulas ao vivo e de forma interativa transmitidas via satélite. Em outras palavras: o professor ministra sua aula em um estúdio, que é transmitida simultaneamente, via satélite, para todas as localidades sintonizadas. Atualmente, estão interligadas à rede mais de 250 cidades do Brasil.
De fato, essa nova metodologia revolucionou o ensino brasileiro, pois, aproveitando-se das novas tecnologias proporcionadas pelo mundo moderno ou pós-moderno, permitiu-se o acesso ao ensino de qualidade a milhares de pessoas que não tinham essa oportunidade, significando assim, uma verdadeira democratização do ensino de qualidade.
Antes de 2003, quem quisesse e pudesse fazer um curso preparatório para concurso público e, até mesmo, uma atualização ou especialização no campo jurídico de qualidade e de alto nível teria que se deslocar para os grandes centros, onde os custos são enormes.
Para exemplificar, um dos melhores cursos de especialização em Direito Constitucional é o ministrado no Instituto de Direito Público (IDP) em Brasília pela equipe dos professores Inocêncio Mártires Coelho, Min. Gilmar Mendes, entre outros expoentes. Até 2003, somente os residentes no Distrito Federal, adjacências e aqueles poucos que podiam se deslocar até aquela Capital é que podiam ter acesso a esse curso.
Hoje, ao contrário, qualquer pessoa da cidade mais longínqua do território brasileiro pode fazer o curso e com custos muito baixos. Ou seja, qualquer interessado em Direito Constitucional, desse Brasil continental, a partir dessa nova metodologia de ensino, pode assistir a excelência das aulas do Prof. Inocêncio sobre hermenêutica jurídica ou de controle de constitucionalidade com o Min. Gilmar Mendes. Basta se dirigir a uma unidade interligada ao sistema, seja no Pará, em Rondônia, em Mato Grosso do Sul, em Roraima, em Minas ou em Santa Catarina. Isso é fantástico! Se "a montanha não pode ir a Maomé, Maomé vai à montanha".
Essa mesma revolução teve seu segundo momento marcante entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro do corrente ano, quando o LFG e o IPAN (Instituto Panamericano de Política Criminal) promoveram, no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo, o I Congresso Internacional de Direito Penal e a II Jornada de Professores de Direito Penal e Processo Penal do Mercosul, que foi transmitido, com sucesso, para mais de cem cidades do Brasil e para os Estados Unidos. Diversos temas jurídicos, filosóficos e sociais relevantíssimos foram debatidos, com pensadores de renomes internacionais, tais como: Ferrajoli (Itália), Zaffaroni (Argentina), Mir Puig (Espanha), Raul Cervini (Uruguai), Richard Lempert (EUA), Jan Simon (Alemanha), Alice Bianchini, Luiz Flávio Gomes, Geraldo Prado, Aury Lopes, Pedro Taques, entre outros ilustres.
Foi, sem dúvida, mais uma inovação revolucionária, pois, pela primeira vez no Brasil, foi transmitido ao vivo, em tempo real e interativo um evento dessa envergadura pelo sistema telepresencial, permitindo-se que milhares de pessoas dos mais variados quadrantes do Brasil tivessem acesso aos maiores juristas e filósofos do mundo, conhecendo as idéias e os pensamentos desses intelectuais.
Eis, portanto, as vantagens sociais da utilização adequada da tecnologia moderna, sobretudo quando se tem alguém visionário por trás desse complexo tecnológico, como é o caso, em especial, do Professor Luiz Flávio Gomes, idealizador e propulsor dessa nova metodologia de ensino de qualidade.
Texto de: José Carlos de Oliveira Robaldo
Fonte: Progresso