faq
10/10/2007
HCor: estudos inéditos na área cardiovascular

O HCor - Hospital do Coração em São Paulo acaba de concretizar um importante avanço na área de pesquisa. Trata-se da inauguração do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do HCor, que tem como diferencial o desenvolvimento, execução e publicação de pesquisas clínicas inéditas nacionais e internacionais de larga escala. Além de seus projetos próprios, o HCor assumirá o papel de coordenador nacional em projetos multicêntricos internacionais de grande porte mediante parceria com Institutos de Pesquisa de Excelência da América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Índia, entre outros países.

O IEP dispõe de uma equipe de médicos pesquisadores e terá uma série de iniciativas e apoio das diversas áreas da Instituição como Setor de Arritmias, Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca e não cardíaca, Unidade Coronária, Emergência, Terapia Intensiva, Cardiopediatria, Cardiologia, Setor de Diagnóstico por Imagem, Nutrição, Psicologia, entre outros. O objetivo do Instituto é ter foco em pesquisa clínica, isto é, identificar quais exames diagnósticos são mais precisos e quais são as curas e tratamentos mais eficazes para as doenças cardiovasculares e não cardiovasculares. Além de ser futuramente um importante aliado ao Ministério da Saúde na condução dos projetos de pesquisas.

Com uma estrutura moderna e padrões de qualidades internacionais, o IEP está instalado no mais novo prédio do HCor, que tem uma área de 5.900 metros quadrados e abriga as áreas administrativas e cerca de 50 consultórios. No início de 2008, será concluída a construção de um segundo prédio interligado ao hospital, com área de 4.500 metros quadrados, que oferecerá atendimento nas áreas de ortopedia, arritmias, reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica, além da medicina esportiva e day hospital. Ainda em 2008, será iniciada a construção de outro edifício, em frente ao atual complexo, com cerca de 9.000 metros quadrados. Essas obras fazem parte do projeto de expansão do Hospital do Coração, que prevê investimentos de R$ 35 milhões nos próximos cinco anos.

"O HCor acaba de dar um importante passo em sua história ao expandir as suas atividades de pesquisa com a inauguração do IEP. O Instituto conta com uma equipe diferenciada composta por médicos pesquisadores com experiência na condução de projetos de pesquisa internacionais e profissionais de outras áreas da saúde com treinamento adequado para atuarem nos projetos de nosso Instituto. Estes profissionais darão apoio a projetos propostos pelo renomado Corpo Clínico do Hospital", explica o Dr. Otávio Berwanger, Diretor do IEP do Hospital do Coração.

Juntamente com a inauguração, o IEP começa com novidades e pesquisas próprias como o registro chamado DESIRE (coordenado pelo idealizador do IEP, dr. José Eduardo Sousa e pela dra. Amanda Sousa), um dos maiores estudos sobre stents farmacológicos no mundo. Este estudo visa testar a efetividade e segurança dos stent´s na prática clínica diária. Segundo dr. Otávio, além do DESIRE, o Instituto é o centro coordenador nacional do estudo VISION (estudo internacional de larga escala que irá envolver 40 mil pacientes, sendo mais de quatro mil no Brasil) e que irá reconhecer o risco de complicações cardíacas durante cirurgias não cardíacas. Este estudo está sendo desenvolvido em parceria com a MCMaster University, do Canadá.

"Outro importante estudo que o IEP do HCor está coordenando no Brasil em parceria com o Canadá é o PROTECT - estudo internacional que visa testar qual das heparinas (fármacos usados no tratamento da trombose) é a mais eficaz para prevenir trombose venosa profunda e embolia pulmonar -, em pacientes que estão internados em CTI. Merece destaque também o estudo PILL PILOT - que terá o objetivo de testar, de forma inédita no país e no mundo, uma associação de quatro fármacos em um mesmo comprimido, para prevenir problemas de risco cardiovascular moderado. Este estudo será criado em parceria com EUA, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e China", explica dr. Berwanger.

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde -, o ônus causado pelas doenças cardiovasculares é maior em países em desenvolvimento (como o Brasil) do que em países desenvolvidos como EUA e da Europa Ocidental -, daí a importância da criação de Institutos de Ensino e Pesquisas para o tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

O IEP dará apoio ao corpo clínico e aos profissionais de saúde do Hospital do Coração com consultoria estatística, elaboração de projetos de pesquisas, cursos periódicos de pesquisas clínica, eventos científicos, entre outros. O objetivo é a geração de patentes de pesquisas, capacitação de profissionais, publicação de periódicos nacionais e internacionais, entre outros. Os tipos de estudos englobam desde ensaios clínicos até programas de melhorias de qualidade assistencial com atuação em cardiologia intervencionista, síndromes coronárias agudas, cardiologia pediátrica, bem como em outras áreas médicas não-cardiológicas.

Fonte: SEGS.com.br

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com