A Secretaria de Estado da Saúde criou um novo serviço de eletrocardiograma por sinal de celular. Um aparelho encaminha o resultado do exame para o computador do médico, evitando que o paciente atendido em postos de saúde municipais tenha que se deslocar de unidade para realizar o procedimento.
Desenvolvido pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o novo aparelho permitirá em breve que a eletrocardiografia seja realizada nas unidades solicitantes. O projeto já está em fase de teste no próprio instituto, no Hospital Regional Sul e no Ambulatório Várzea do Carmo, na Capital.
Hoje, quando o médico de uma Unidade Básica de Saúde pede um eletrocardiograma, o paciente procura outra unidade para fazer o exame, retorna para buscar o laudo e apresentaa ao médico que solicitou.
Com o novo aparelho, será possível realizar o exame no próprio posto de saúde. Isso porque o resultado será encaminhado para um especialista do Dante Pazzanese, que irá analisar e devolver o laudo também via sinal de celular para o aparelho. Esta análise, que antes era feita direto no papel, levava cerca de cinco minutos para ser concluída. Com o novo sistema, totalmente automatizado, não leva mais que um minuto
O aparelho não necessita de um computador para funcionar, bastando um sinal de transmissão de telefone celular.
“Com o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, queremos permitir que especialidades médicas cheguem a lugares distantes, beneficiando toda a população,” explica Leopoldo Piegas, diretor do Dante Pazzanese.
Fonte: A Tribuna Online