faq
03/12/2007
Cidade ganhará reforço em cardiologia

A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, a equipe de cardiologia do hospital e um grupo médico de Cuiabá, coordenado pelo doutor Alberto Najar, em uma parceria, vão implantar o Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista de Cuiabá (Lacic) em Rondonópolis. Serão construídos 10 leitos de UTI coronariana, o serviço de hemodinâmica e um pronto-atendimento em cardiologia, para atendimentos de urgência. A estrutura para abrigar os serviços será construída no espaço onde funcionava o antigo pronto socorro da cidade, anexo à Santa Casa, que vai ser demolido.

O vice-diretor presidente da Santa Casa, médico e vereador Hélio Pichioni, explicou que as obras da nova estrutura vão começar assim que houver a inauguração da UTI geral, também com 10 leitos, em fase de conclusão no 1º piso do prédio novo do hospital. A UTI geral é um investimento do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, devendo ser inaugurada no começo de 2008. Ele informou, inclusive, que a planta do novo prédio para as áreas de hemodinâmica e cardiologia já está sendo desenvolvida, com a perspectiva de ser um espaço moderno e inauguração ainda em 2008.

O valor estimado a ser investido no projeto é de aproximadamente R$ 3 milhões. Com o investimento, o médico acredita que o hospital vai se tornar uma referência no setor de cardiologia e hemodinâmica em Mato Grosso. Atualmente, ele lembra que um paciente infartado à espera de um cateterismo tem de aguardar em Rondonópolis uma vaga para Cuiabá. “É uma conquista. Você não sabe o quanto vai melhorar a saúde em Rondonópolis”, argumentou, falando dos novos investimentos.

A área a ser construída é de cerca de 500 m². Conforme o coordenador do serviço de cardiologia da Santa Casa, médico Eurival Soares Borges, somente a máquina que realiza o cateterismo cardíaco a ser implantada custa em torno de R$ 1,5 milhão. O novo espaço vai abrigar ainda, segundo ele, a sala de uma unidade de dor torácica, para definir se a dor do paciente é de infarto ou não, e um aparelho de ecocardiograma. A intenção é fazer, futuramente, cirurgias cardíacas no novo espaço. Inclusive, a cidade já vem registrando procura de profissionais neste sentido.

Os novos serviços serão prestados de forma terceirizada à população. Hélio Pichioni argumentou que a Santa Casa vai receber pelo serviço prestado. Segundo o médico Eurival, a parte investida na construção pelos parceiros vai ser paulatinamente descontada dos valores a serem recebidos pela Santa Casa. Com o tempo, o prédio construído vai ser incorporado ao hospital.

Eurival observou que a equipe de cardiologia da Santa Casa é formada por nove cardiologistas, que, desde 1996, conta com uma UTI coronariana que atende somente doenças cardíacas. Aliás, a equipe elaborou um protocolo de conhecimento que foi publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, estando disponível em seu site. Agora, com a parceria, o número de UTI coronariana será aumentado em 10 vezes.

RESSONÂNCIA - Através de outra parceria, a Santa Casa vai oferecer, de forma terceirizada, os serviços de ressonância magnética e tomografia computadorizada em Rondonópolis. Neste caso, a parceria está sendo efetivada entre a Santa Casa, a Clínica Radiológica Dr. Bertinetti e o Centro de Medicina Diagnóstica (Cedic), de Cuiabá. A intenção era inaugurar o serviço este ano, mas, devido ao atraso na chegada da máquina de ressonância, está previsto para ser iniciado no começo de 2008. Fonte: A Tribuna - Rondonópolis

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com