O Laboratório de Hemodinâmica, que funciona no Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), é o primeiro do país a ter o registo clínico dos doentes totalmente informatizado.
Este laboratório apenas possui uma sala para efectuar complexos exames ao coração de cardiologia e, segundo o director do Serviço de Cardiologia, Luís Providência, é necessário um nova sala, pois «todos os outros hospitais universitários em Lisboa e Porto têm pelo menos duas salas».
Mas apesar da unidade ter este problema, o Laboratório de Hemodinâmica dos HUC é o único do país, e um dos raros a nível internacional, a utilizar um software que contém os dados clínicos dos doentes, a gestão dos stocks, os exames e os dados do registo clínico do hospital com informação do doente.
Este programa regista todo o trajecto do doente, desde o internamento, aos resultados dos exames registados pelos médicos e enfermeiros até ao dia da alta, adianta o Diário As Beiras.
Para Luís Providência, este programa, para além de realizar «uma gestão rigorosa dos stocks de material clínico», permite uma maior resposta «com enormes vantagens em termos de redução de tempo».
Por sua vez, o médico do Serviço de Cardiologia dos HUC, Lino Gonçalves, realçou que o programa «é uma ferramenta extremamente útil, quando os doentes sofrem de novos episódios de agudização da sua doença é importante ter um mecanismo para aceder ao que se passou com o paciente anteriormente, de forma a tomar decisões terapêuticas rapidamente».
Fonte: HUC