faq
07/02/2008
Europa: Paises com menor índice de cardiacos

Espanha, Portugal, França e Itália registram os menores índices de mortalidade por ataque cardíaco na Europa, muito mais freqüentes entre os países do norte e do leste do continente, segundo um estudo do Instituto de Medicina Social de Berlim, publicado nesta quarta-feira na revista da Sociedade Européia de Cardiologia (European Heart Journal).

O estudo analisou as mortes ocorricadas em 2000 por enfermidades cardíacas como isquemia (angina de peito, infartos) e acidentes vasculares cerebrais em uma população de idades compreendidas entre os 45 e os 74 anos.

A mortalidade por ataque cardíaco é mais elevada nos países da Europa central e do leste. Espanha, Portugal, Itália e França têm os índices mais baixos, e importantes disparidades regionais foram comprovadas na Alemanha, no Reino Unido e na Polônia.

A mortalidade por ataque cerebral mostra um esquema diferente, sendo mais reduzida no centro da Europa ocidental, com as taxas mais baixas na Espanha, Suíça, França e Noruega.

Os índices mais elevados são observados nos países da Europa central e do leste, e também nos países mediterrâneos, incluindo Grécia e Portugal, e em algumas regiões da Espanha e da Itália.

Um certo número de fatores de risco pode explicar estas disparidades, como variáveis sócio-econômicas (rendimento, profissão), fatores psico-sociais (estresse, depressão), fatores de risco "clássicos" (hipertensão, colesterol, obesidade), modo de vida (atividade física, alimentação, tabagismo), fatores meio ambientais ou médicos.

Segundo os pesquisadores, seria adequado classificar os países da Europa ocidental como de risco baixo e os da Europa Central e do leste de alto risco.

Fonte: AFP

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com