faq
22/02/2008
Avanço: Cirurgia no peito é dispensada

Uma nova técnica que dispensa a cirurgia no peito pode ser a esperança de uma vida melhor para pacientes idosos com problemas no coração. Os médicos usam um instrumento que entra pela virilha para implantar uma prótese feita de pele de boi. O hospital Albert Einstein, em São Paulo, é o primeiro a realizar o procedimento na América Latina.

O procedimento – que não pode ser chamado de cirurgia, porque não precisa de cortes no peito – foi feito pela primeira vez há duas semanas num hospital de São Paulo. Um cateter inserido na virilha leva a prótese, cujo formato lembra uma rolha de champagne, até o coração. Imediatamente, ela expande a válvula aórtica, que passa então a bombear o sangue na medida certa. Em 48 horas, o funcionamento é total.

“Essa prótese é feita com a pele que envolve o coração do boi, que é chamada de pericárdio bovino”, explica o cardiologista Marco Antônio Perin. “É material biológico, então você não precisa tomar anticoagulante. Não há rejeição a essa válvula”.

Por ser uma técnica nova, os custos do implante ainda são altos – em torno de R$ 100 mil – , mas os médicos dizem que o valor vai cair e em poucos anos muitos pacientes serão beneficiados. As informações são do Jornal Hoje.

Fonte: A Tribuna Digital

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com