Ribeirão Preto irá receber amanhã e depois de amanhã o primeiro de dez encontro nacionais programados pela Sociedade Brasileira de Arritimias Cardíacas (Sobrac). A cidade é um dos três municípios paulistas que serão sede - juntamente com Campinas, em outubro, e São Paulo, em novembro - do chamado Programa de Educação Continuada (Precon) promovido pela entidade.
A jornada contará com alguns dos melhores especialistas do setor - entre eles o presidente da Sobrac, Leandro Zimerman (RS). Para o coordenador local do Precon, Luiz Antônio Castilho Teno, um dos pontos mais importantes será a discussão das novas diretrizes brasileiras para implante de marcapassos e uso de desfibriladores. "Essas diretrizes foram lançadas em 2007 e estão começando a ser utilizadas agora", afirmou Teno.
O coordenador declarou que a atualização nos tratamentos de arritimias cardícas e a orientação dos cardiologistas quanto às recentes técnicas são essenciais para garantir a vida dos pacientes.
"As arritimias são distúrbios no sistema elétrico do coração que fazem com que a freqüência fique ou mais baixa que o normal, a chamada bradicardia, ou mais alta, a taquicardia, e que podem ser letais", disse Teno.
O evento da Sobrac acontece no Araucária Plaza Hotel, a partir das 19h, na sexta, e das 7h30, no sábado. Informações: 0/xx/11/5543-1824 ou pelo site www.sobrac.org/. As inscrições podem ser feitas no local. Sócio ativos da Sobrac são isentos da taxa, para médicos não sócio, o custo é R$80 e para estudantes-residentes, R$ 30.
Fonte: Gazeta de Ribeirão