faq
30/04/2008
Riscos na compra de medicamentos pela net


A Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) alertou esta terça-feira para os riscos de comprar ilegalmente através da Internet medicamentos, depois de ter observado que houve um crescimento “claro” da aquisição ilegal de fármacos para a oncologia, cardiologia e doenças do sistema nervoso central.



Vasco Maria, presidente da Infarmed, fez o alerta hoje durante uma conferência de imprensa, onde apresentou os mecanismos de dispensa de medicamentos pela Internet, que arranca em breve.

Segundo o responsável, a compra de medicamentos pela Internet em sites ilegais acarreta vários riscos, entre os quais a ausência da substância activa, a sua presença numa quantidade inadequada, ou ainda a possibilidade dos fármacos estarem toxicamente contaminados.

Vasco Maria explicou ainda que esta forma de compra de medicamentos já não é nova entre os portugueses, sendo que, inicialmente, a procura incidia fundamentalmente em medicamentos contra a obesidade e a disfunção eréctil. A Infarmed identificou agora um “desvio claro” para as áreas da oncologia, cardiologia e as doenças do sistema nervoso central, indicou o responsável, acrescentando que esta aquisição ilegal de medicamentos em áreas tão complexas já tem um “impacto muito significativo”.

Porém, Vasco Maria assegurou que em Portugal existe um controlo de medicamentos que tem impedido a existência de fármacos contrafeitos no sistema de distribuição legal.

Por seu lado, as autoridades reconhecem que estes sites existem, mas ninguém tem conhecimento onde, à semelhança de acontece no outros países.

Fonte: Correio Manhã

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com