faq
12/06/2008
Doença cardiaca faz vítima fatal a cada 2 min


A cada dois minutos, uma pessoa morre vítima de complicações cardiovasculares, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Preocupados com essa estatística, profissionais do Departamento Médico da Alepe e de uma instituição particular ministraram, ontem, a palestra Hipertensão e Diabetes Conheça seu Inimigo e as Armas para Combater esse Mal. O evento encerrou a 2a edição do Programa Saúde Alepe, que é promovido pela Mesa Diretora da Assembléia, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à Superintendência de Recursos Humanos.

A equipe médica da Alepe, formada por Pedro Lyra (oftalmologista); Milena Moutelik (endocrinologista) e Maurílio Rodrigues (cardiologista), além de Conceição Chaves, que é nutricionista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicaram aos servidores formas de prevenção e tratamento. Praticar exercícios físicos regularmente; modificar hábitos alimentares, ingerindo menos gordura; e abandonar o fumo são algumas dicas dos profissionais que contribuem para uma vida saudável.

“Cefaléia, tontura, cansaço excessivo e dor toráxica são os principais sintomas da hipertensão arterial”, alertou Rodrigues. De acordo com ele, a hipertensão pode gerar outros problemas graves como o derrame cerebral. “É preciso aferir a pressão freqüentemente”, ressaltou.

Milena destacou que os portadores do diabetes mellitus tem quatro vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares. “O diabetes é a principal causa de cegueira e de amputação de membros inferiores”, enfatizou. A doença é classificada em dois tipos: 1 e 2. O tipo 1 atinge geralmente crianças, adolescentes e jovens adultos e se faz necessário o uso da insulina. O tipo 2 atinge mais adultos obesos e mulheres com diabetes gestacional. Nesse caso não é necessário o uso da insulina.

Conceição Chaves abordou como o consumo de sal interfere diretamente na pressão arterial e deu dicas de como se alimentar melhor, consumindo produtos mais saudáveis. “Alimentos como pão francês e caldos de carne utilizados em sopa são muito ricos em sal”, informou. O deputado Esmeraldo Santos (PR) participou da palestra.

Sessões de massagens shiatsu também foram oferecidas aos funcionários que participaram do encontro. Em agosto e outubro, o Programa Saúde Alepe, implementado em outubro do ano passado, terá continuidade.

Fisepe

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com