EQUIPAMENTO GARANTE MAIS SUCESSO NO ATENDIMENTO À PARADA CARDÍACA
Especialistas do Hospital Sírio-Libanês ajudam a desenvolver aparelho eletrônico que substitui massagem cardíaca manual e aumenta o sucesso na ressuscitação cardio-pulmonar
No panorama mundial, as doenças do coração continuam a ser a primeira causa de mortalidade e, segundo projeções internacionais, estas patologias vão matar 19 milhões de pessoas em todo o mundo em 2020.
Por se tratar da primeira causa de morte no Brasil e no mundo, a medicina tem se empenhado em desenvolver técnicas e equipamentos que possam salvar vidas em risco imediato, como nos casos do ataque cardíaco. As pessoas estão acostumadas à imagem, vista centenas de vezes, da equipe de resgate e médicos aplicando a massagem de ressuscitação cardíaca nesses casos. Entretanto, sabe-se que, mesmo perfeitamente aplicadas, as massagens só proporcionam de 10 a 20% do fluxo normal do sangue para o coração e de 30 a 40% para o cérebro.
O Hospital Sírio-Libanês, que tem investido fortemente em inovações tecnológicas que beneficiem a saúde, trouxe para o Brasil o primeiro massageador cardíaco automático, conhecido como AutoPulse® (Non-invasive Cardiac Support Pump), que foi desenvolvido com a colaboração dos médicos do HSL, Drs. Sérgio Timerman e Luiz Francisco Cardoso.
Um levantamento feito pelos especialistas com 31 pacientes comprovou que o uso do AutoPulse® aumenta a pressão de perfusão coronariana, ou seja, aumenta o fluxo de sangue que chega ao coração da vítima, em 36% (vide quadro).
O equipamento é capaz de fazer massagem cardíaca externa ininterrupta, promovendo maior fluxo sanguíneo para os órgãos vitais, como o coração e o cérebro, de forma mais eficiente que a técnica manual, pressionando todo o tórax do paciente.[14]
Uma das principais vantagens do uso do AutoPulse® é oferecer a massagem em ritmo constante e deixando livres os médicos e profissionais de resgate para outros procedimentos de salvamento. Essa característica pode ser vital durante o transporte do paciente, por exemplo, em maca ou ambulância.
O massageador se ajusta automaticamente ao paciente e calcula o tamanho, formato e resistência do tórax, oferecendo segurança para o profissional que atende à ocorrência.
Fonte: Segs Portal