faq
07/10/2008
HCor atende mais de 1,5 mil pacientes por mês

Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o HCor possui o que há de mais moderno na investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas.



O HCor - Hospital do Coração em São Paulo, vem desempenhando um importante papel na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento das arritmias cardíacas, uma das principais causas de mortalidade no País. O distúrbio, que altera o ritmo dos batimentos cardíacos, causa mais de 250 mil óbitos por ano, em nosso país, superando as vítimas de aids, câncer de mama e de pulmão.

Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o HCor atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas. Um dos diferenciais do Serviço de Arritmias HCor é o Web-Looper, equipamento portátil que grava o ritmo cardíaco e envia o eletrocardiograma, em tempo real, via internet, diretamente para o médico, permitindo um diagnóstico imediato a prevenção e o tratamento das arritmias.

Outro grande avanço no auxílio aos pacientes que sofrem deste distúrbio é o ressincronizador cardíaco, que são marcapassos especiais que apresentam pelo menos três eletrodos. Estes marcapassos promovem a estimulação seqüencial do coração em vários pontos, sincronizando as paredes cardíacas. "Este recurso permite aumentar a eficiência do coração que apresenta insuficiência cardíaca bem como a melhora da qualidade de vida e a redução da mortalidade destes pacientes", explica Dr. José Carlos Pachón, Responsável pelo Serviço de Arritmias do HCor.

Inovação e tecnologia para o tratamento das arritmias:

Um método muito utilizado para o tratamento das arritmias é a ablação por radiofreqüência termo-controlada por computador. Este foi o maior avanço no tratamento das arritmias cardíacas que ocorreu no final do século passado e o HCor foi um dos primeiros Hospitais da América do Sul a realizar este procedimento.

De acordo com o Dr. Pachón, este método permite curar uma grande variedade de arritmias sem a necessidade de cirurgia. "Os focos da arritmia são eliminados sem abertura do tórax, por meio da aplicação de energia de radiofreqüência através de um eletrodo posicionado sob controle computadorizado. O paciente permanece no hospital de um a dois dias, e poderá retornar rapidamente para suas atividades", esclarece.

O Serviço de Arritmias do HCor é pioneiro na utilização de sistemas computadorizados de navegação tridimensional. Segundo Dr. Pachón, neste sistema a superfície interna do coração pode ser reproduzida em um computador, e a movimentação precisa dos eletrodos pode ser obtida por tecnologia de realidade virtual em três dimensões.

Para o tratamento das arritmias cardíacas o HCor dispõe, também, de implante de desfibriladores e de marcapassos cardíacos, que são pequenas próteses altamente eficazes que previnem ou promovem a imediata recuperação das arritmias que causam parada cardíaca e, dessa forma, evitam a morte súbita. O implante é realizado sem a necessidade de abertura do tórax e o paciente tem alta hospitalar de até dois dias.[14]

A evolução da cirurgia de arritmias:

A cirurgia representou um grande avanço no tratamento definitivo das arritmias cardíacas. O HCor foi um dos primeiros Hospitais na América do Sul a realizar este tipo de cirurgia graças a um trabalho pioneiro do Prof. Dr. Adib Jatene. Por meio desta técnica, o foco da arritmia cardíaca é retirado cirurgicamente, o que permite a cura definitiva deste grave problema.

"Atualmente, a maioria das cirurgias de arritmias foi substituída pela alternativa menos invasiva chamada ablação por radiofreqüência termo-controlada por computador. Entretanto, quando um paciente portador de arritmia cardíaca necessita de uma cirurgia cardíaca por qualquer outra causa, sua arritmia pode ser corrigida cirurgicamente durante o mesmo procedimento", finaliza Dr. Pachón.

O HCor sempre foi inovador e pioneiro, buscando oferecer aos seus pacientes os mais avançados recursos, tanto de diagnóstico quanto de tratamento. A Instituição reúne profissionais especializados e equipamentos de ponta para oferecer o acesso ao que há de melhor na cardiologia mundial, tendo se transformado num centro de referência para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Fonte: Segs Portal

 




 

 

              CardioCurso - Cardiologia e TEC


Fundação Interamericana do Coração


   

 

 
 
 
Cardio Curso para Prova TEC SBC AMB 2014 e Cardio Aula - Extensão Médica
Contato, Chat ao vivo ou preparatoriosaude@gmail.com8:30 às 18:30 - Chat ao vivo ou reparatoriosaude@gmail.com