Pesquisadores brasileiros descobrem os genes causadores do infarto
Com o avanço dos estudos, será possível identificar pessoas com mais chances de sofrer ataques cardíacos e atuar na prevenção. Todos conhecem os riscos, mas a maioria não acredita que será vítima de um enfarto. Segundo dados da sociedade brasileira de cardiologia, 300 mil pessoas morrem todos os anos, no país, por causa de doenças cardiovasculares. na maioria das vezes, enfartos. Agora pesquisadores da USP e do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, conseguiram mapear os 8 principais genes causadores dos ataques cardíacos.
Para o cardiologista Marcelo Sampaio, responsável pela pesquisa, ele diz o que isso vai trazer de bom: ajudar a diagnosticar, filhos de doentes vão poder ser observados desde pequenos e na produção de remédios.
E esses medicamentos poderão ser desenvolvidos para atender às necessidades específicas de cada paciente, o que aumenta a eficácia do tratamento em até 100%. A pesquisa foi feita a partir de amostras de sangue de pessoas que estavam enfartando.
Os genes identificados como responsáveis pelo problema controlam o tamanho e a espessura das paredes das artérias do coração e também as inflamações causadoras dos coágulos que impedem a passagem do sangue. Todas as pessoas têm esses genes. Só que nos pacientes que sofreram ataques cardíacos, eles estão alterados.
Apesar da descoberta, ainda é fundamental que as pessoas controlem fumo, diabetes, pressão e colesterol altos na tentativa de evitar enfartos. Os médicos acreditam que os genes responsáveis pelos ataques cardíacos sejam ativados por esses fatores de risco.
Fonte: Band