Nesta época é necessário ter cuidados com os exercícios
Segundo especialistas, as chances de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco - principalmente se ela já for hipertensa - aumentam consideravelmente com as temperaturas mais baixas. Pesquisa realizada pelo Instituto do Coração de São Paulo, no final da década de 90, mostrou que o número de mortes por infarto no inverno aumenta 30%.
De acordo com o cardiologista Fernando Nobre, isso ocorre porque o frio causa alterações no organismo. “A exposição prolongada ao frio provoca contrição dos vasos sanguineos e tende a elevar a pressão arterial. Além disso, há o estimulo do sistema nervosos simpático que é o produtor da adrenalina, hormônio que estimula os batimentos cardíacos e aumenta a pressão e a freqüência cardíaca”, explica.
Por causa do risco, os médicos recomendam mais cuidados na hora da prática de esportes. Não é necessário deixar de fazer atividade física, mas apenas tomar alguns cuidados como reforçar o aquecimento antes de começar o exercício.
“Recomendamos segurar um pouco na intensidade do exercício”, afirma o médico do esporte e fisiatra João Haroldo Pontin Barbosa
Fonte: EPTV