Recentemente, o mundo não falou em outra coisa a não ser na morte do ícone da música pop Michael Jackson. Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu naquele dia, mas os médicos afirmaram que ele teve um parada cardiorrespiratória.
Como o cantor, muita gente morre dentro de casa devido a problemas no coração. Geralmente a parada cardíaca é provocada por um infarto. A sensação é de peso no peito, ardência e uma angústia - como se o peito estivesse sendo apertado -, às vezes, os sintomas se estendem ao braço e mandibula - queixo, afirma a cardiologista Fabrícia Cabral. Segundo a doutora, sudorese, palidez e falta de ar também podem acompanhar os sintomas.
Muitas pessoas acreditam que os problemas de coração afetam mais os homens, mas a cardiologista faz um alerta. A parada cardíaca é mais frequente em homens até os 45 anos. Quando a mulher entra na menopausa ela perde a proteção dos hormônios, aí é 50% de cada lado, indica. Os fatores de risco são : tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipertensão, diabetes, estresse e o histórico familiar.
A cardiologista lembra que um paciente sofreu uma parada cardíaca dentro do avião e nenhuma pessoa tinha conhecimentos de primeiros socorros. Não teve o que fazer porque não tinha ninguém treinado e existem vários cursos para leigos, dá a dica.
De acordo com ela, a primeira atitude em casos de parada cardíaca é não se apavorar. Mantenha a calma, coloque o paciente deitado em local firme, ligue para o socorro e, se souber, tente reanimá-lo. O importante é realizar o procedimento em local rígido - chão. Não se esqueça também de manter o braço da pessoa esticado durante o procedimento, orienta.