O Ministério da Saúde vai capacitar os funcionários do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, em São Caetano, para ser excelência da região no atendimento a síndromes coronarianas agudas. As adaptações serão ministradas pelo HCor (Hospital do Coração).
Uma equipe do HCor visitou as instalações do Albert Sabin na terça-feira. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento. Nosso objetivo é cada vez mais atender nossos munícipes com mais agilidade, eficiência e humanização, afirmou a assessora de coordenação de Ação Social do hospital, Regina Maura Zetone.
Em dezembro do ano passado, o Diário Oficial da União publicou um Termo de Ajuste firmando parceria entre o Hospital do Coração e o SUS (Sistema Único de Saúde), por intermédio do Ministério da Saúde, a fim de desenvolver e implantar o programa de melhoria de prática clínica em síndromes coronarianas agudas. Em julho, a Secretaria de Saúde de São Caetano foi oficiada pela União sobre a escolha do Albert Sabin para integrar o plano de capacitação.
A parceria foi estabelecida entre o SUS e seis hospitais privados, que segundo o Ministério da Saúde, possuem notório reconhecimento nacional e internacional, permitindo a transferência de conhecimentos especializados e experiências de gestão. A medida envolve a incorporação de novas tecnologias, capacitação profissional, pesquisas científicas, consultorias na área de gestão e humanização dos serviços.
Os projetos serão voltados para assistência em áreas como cardiologia, urgência e emergência, saúde materno-infantil, transplantes, hematologia, hemoterapia e outros.
Estrutura - Inaugurado há um ano, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, tem 6 mil metros quadrados de construção. É localizado nas proximidades do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergências) da cidade. Em sua infra-estrutura, o hospital conta com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com oito leitos, unidade de observação com 20 leitos, ala de psiquiatria, unidade radiológica, unidade para exames colonoscópicos e endoscópicos, além de sala de gesso, setor de medicamentos e sala de inalação e sorologia.