Há mais um instrumento na luta contra os ataques cardíacos. No encontro anual do coração, que junta especialistas de todo o mundo, em Nova Orleães, foi apresentado um estudo, apelidado “Júpiter”, que revela que uma substância usada para combater o colesterol também reduz os riscos de ataques cardíacos.
Este estudo abrangeu mais de 17 mil pessoas com mais de 50 anos e não chegou a ser concluído, uma vez que os resultados superaram as expectativas.
Para o cardiologista José Manuel Silva, dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que assistiu à apresentação deste estudo, a descoberta desta substância é um marco histórico na prevenção das doenças do coração.
É a primeira vez que um estudo com estatinas, substâncias usadas para reduzir o colesterol revelou reduções de risco de cerca de 45 por cento no risco de ataques cardíacos, derrames e mortes súbitas por causas cardiovasculares.
Para José Manuel Silva, acabou de se abrir uma porta para um novo conceito.
A prevenção das doenças do coração poderá ser alargada depois deste estudo ter demonstrado com segurança que uma estatina diminui riscos e salva vidas.
Fonte: http://www.cardiol.br/noticias